5 etapas que validam a evolução da sua empresa | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Negócio

5 etapas que validam a evolução da sua empresa

Ao longo da sua existência, as empresas vão passando por diversas fases e, neste artigo, damos-lhe conta das 5 diferentes etapas do ciclo de vida de uma empresa - etapas essas que vão validando o seu negócio:

1. Desenvolvimento da ideia:

A primeira etapa ocorre ainda antes de a sua empresa existir de forma oficial. Há uma ideia de negócio e vontade de a concretizar, mas é preciso, antes de mais, avaliar a sua aplicabilidade e viabilidade.

Nesta fase, testa-se a ideia com a família, amigos, conhecidos e com especialistas na área com quem seja possível falar, de forma a perceber se o conceito é exequível e se pode, realmente, atingir o sucesso.

2. Lançamento:

A segunda fase consiste na oficialização e no lançamento da sua ideia de negócio. É considerada a etapa mais arriscada do ciclo de vida de uma empresa.

A capacidade de adaptação é crucial nesta etapa, sendo necessário ouvir o feedback dos primeiros clientes e tentar ir ao encontro das suas expectativas. Pode ser uma fase bastante confusa, na qual é precisa muita paciência e perseverança.

3. Crescimento e Estabilização:

Nesta etapa, o negócio é já uma fonte de rendimentos consistente e novos clientes vão aparecendo de modo mais ou menos regular.

À medida que as receitas vão ajudando a cobrir as despesas atuais, o fluxo de caixa começa a melhorar e é expectável que o lucro aumente devagar e de forma constante.

4. Expansão:

Na fase de expansão, a rotina parece começar a instalar-se - a empresa a funciona de uma forma mais automatizada e a sua posição no mercado está consolidada.

Começa a pensar-se então em expandir o negócio, seja aumentando a oferta ou entrando em novas áreas geográficas. Esta é uma etapa que deve ser encarada com cuidado e que precisa de muito planeamento, já que envolve bastantes riscos e nenhumas garantias.

5. Maturidade e Possível Saída:

Tendo atravessado com sucesso a etapa da expansão, a empresa está agora numa fase em que os lucros são estáveis, ano após ano.

Há negócios que continuam a crescer, mas também outros que não conseguem atingir esse patamar.

Nesta etapa, as opções passam por uma venda total ou parcial da empresa ou por uma nova expansão, em que os riscos devem, novamente, ser considerados cuidadosamente.

Artigos relacionados

8 dicas para uma gestão do fundo de maneio do seu negócio

O fundo de maneio representa o montante que uma organização dispõe para assegurar todos os processos internos e gerar liquidez.

Este montante, se bem gerido, pode representar uma reserva...

Boas práticas para a implementação de um ERP

Ter uma gestão integrada do negócio, através de um ERP, promove a eficácia da sua empresa, dando-lhe uma margem mais elevada para crescer e evoluir.

Se ainda não possui um sistema de gestão...

Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital permite certificar com rapidez e segurança a identidade de qualquer pessoa, permitindo também a inclusão da Assinatura Digital nas faturas, com o objetivo de agilizar a...