8 dicas para uma gestão do fundo de maneio do seu negócio | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Contabilidade e Faturação

8 dicas para uma gestão do fundo de maneio do seu negócio

O fundo de maneio representa o montante que uma organização dispõe para assegurar todos os processos internos e gerar liquidez.

Este montante, se bem gerido, pode representar uma reserva financeira da respetiva empresa para a prevenção e gestão monetária face a imprevistos.

No entanto, quando a gestão do fundo de maneio não é assegurada, esta pode ser o principal motivo da falência das mesmas, pois não gerir bem este valor leva à falta de liquidez em momentos de crise.

Deste modo, é necessário que todas as empresas tenham bem assente a responsabilidade e a importância de uma boa contabilidade.

Neste artigo damos-lhe a conhecer alguns exemplos de medidas que pode implementar na sua empresa para uma melhor gestão do seu fundo de maneio:

  • Quando entregar os seus orçamentos indique de forma clara quais são os prazos de pagamento para evitar que os clientes não cumpram esses termos contratualizados.
  • Para evitar o aumento dos prazos de recebimentos dos seus pagamentos pelos clientes passa por oferecer algum desconto ou benefício a todos aqueles que optarem pelo pronto pagamento e não faseado. Este ponto, pode também ser explorado para benefício da sua empresa, ao tentar implementar um desconto nos seus fornecedores em pagamentos a pronto, reduzindo os seus custos.
  • Os prazos de pagamento variam muito consoante a política da empresa. No entanto, para evitar que os clientes não realizem os mesmos, negoceie prazos de pagamento mais alargados, dando uma maior margem para os mesmos.
  • Um aspeto muito importante para aumentar o seu fundo de maneio, está implicitamente ligado aos métodos de gestão de stocks da sua empresas. Assim e implementando um método de gestão adequado ao seu setor, permite-lhe ter apenas uma quantidade mínima de reserva, sem comprometer a qualidade de serviço e capacidade de resposta aos clientes.
  • Apresente um método de emissão das faturas bem estipulado, evitando os atrasos e faltas de pagamento dos seus clientes. Para isso, é importante utilizar um programa de faturação certificado pela Autoridade Tributária, automatizando todos os seus processos financeiros, emitindo e enviando as suas faturas da melhor forma.

Para isso, nada melhor do que o software de gestão e faturação da wintouch cloud®, com soluções eficazes, rápidas e descomplicadas na cloud. Saiba mais sobre o plano ideal para si em https://bit.ly/3EOppas

Artigos relacionados

Dicas para a Gestão de uma PME

Gerir uma PME nem sempre é fácil, porque além de toda a conjuntura económica nacional e global, a gestão de uma pequena e média empresa exige bases sólidas que a sustentem e que permitam a sua...

Gestão da Tesouraria para Negócios

No artigo anterior revelamos a importância de uma boa Gestão da Tesouraria, mas é fundamental ainda, compreendermos a forma como esta área pode impactar positivamente as empresas. Para isso,...

Importância da Tesouraria para o sucesso dos negócios

A gestão de tesouraria é parte fulcral e determinante para o sucesso de uma empresa.

Neste artigo revelamos a importância deste parâmetro, mas primeiramente, é necessário compreender o que...