ATCUD e o que muda na faturação | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Contabilidade e Faturação

ATCUD e o que muda na faturação

O Código Único de Documento (ATCUD) é um código único obrigatório a partir de 2023, em todos os documentos fiscais para simplificar o controlo das operações comerciais.

Esta nova medida fiscal implementada pela Portaria n.º 195/2020, veio regulamentar os requisitos para a criação de Códigos QR e do ATCUD nas faturas, previstos no Decreto-Lei n.º 28/2019.

O QR Code, em vigor nos documentos de faturação, desde o início de 2022, juntamente com o ATCUD, permitirá, a partir de 2023, a comunicação de faturas sem NIF (Número de Identificação Fiscal) de forma fácil e rápida à Autoridade Tributária (AT), via e-fatura.

Todas estas alterações à faturação asseguram ainda o controlo sobre todas as operações comerciais das empresas.

Como é criado o ATCUD?

Este código único é formulado no momento da emissão do documento, através dos programas de faturação certificados ou outro meio eletrónico, sendo composto pelo código de validação da série e pelo número sequencial do documento dentro da série (de faturas) atribuídos pela Autoridade Tributária.

Mas afinal o que mudará nos sistemas de faturação com o ATCUD?

O início do próximo ano trará consigo a entrada em vigor da alteração deste código único na faturação de todas as empresas, contribuindo para a simplificação de todo o processo de comunicação das faturas à AT. Assim, todos os responsáveis pela faturação de cada empresa, devem utilizar programas de faturação certificados, em sincronização com a AT, para respeitar as novas normas em vigor.

Conheça o nosso software de gestão wintouch cloud®, a melhor solução desenvolvida a pensar nas suas necessidades!

Artigos relacionados

8 dicas para uma gestão do fundo de maneio do seu negócio

O fundo de maneio representa o montante que uma organização dispõe para assegurar todos os processos internos e gerar liquidez.

Este montante, se bem gerido, pode representar uma reserva...

Boas práticas para a implementação de um ERP

Ter uma gestão integrada do negócio, através de um ERP, promove a eficácia da sua empresa, dando-lhe uma margem mais elevada para crescer e evoluir.

Se ainda não possui um sistema de gestão...

Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital permite certificar com rapidez e segurança a identidade de qualquer pessoa, permitindo também a inclusão da Assinatura Digital nas faturas, com o objetivo de agilizar a...