Calendário Fiscal das Empresas: Os prazos que deve cumprir em junho de 2023 | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Contabilidade e Faturação

Calendário Fiscal das Empresas: Os prazos que deve cumprir em junho de 2023

O cumprimento dos prazos e obrigações fiscais é cada vez mais crucial na gestão empresarial, por isso salientamos neste artigo os 5 prazos que as empresas devem cumprir em junho de 2023 para estarem em conformidade com a legislação tributária:

    1. Pagamento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC)

Para as empresas com ano fiscal igual ao ano civil, junho é o mês em que ocorre o pagamento da primeira prestação do IRC referente ao exercício anterior. O prazo para efetuar este pagamento é até ao dia 30 de junho. Certifique-se assim, de calcular corretamente o valor devido, efetuando o pagamento dentro do prazo estipulado.

    2. Entrega da Declaração de Informação Financeira e Fiscal (IES)

A IES é uma declaração anual que contém informações financeiras e fiscais relevantes sobre as empresas. O prazo para entrega, referente ao exercício de 2022, é até ao dia 30 de junho. Preencha corretamente todos os campos da declaração, fornecendo as informações exigidas.

    3. Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) sobre os Veículos da Empresa

Todas as empresas que possuem veículos no seu ativo fixo devem efetuar o pagamento do IUC referente aos respetivos veículos. O prazo varia de acordo com a matrícula do veículo, por isso verifique o prazo específico matriculado até junho e efetue o pagamento dentro do prazo estabelecido.

    4. Pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)

O IVA é um imposto que deve ser pago pelas empresas nas transações de bens e serviços. O prazo para pagamento do IVA, referente ao mês de maio de 2023, é até o dia 10 de junho.

    5. Cumprimento das Obrigações Acessórias

Além dos prazos de pagamento de impostos, as empresas devem estar cientes das obrigações acessórias que devem ser cumpridas. Incluindo a entrega de declarações, como a Declaração Recapitulativa de IVA e a Declaração Anual de Rendimentos.

De salientar ainda que o cumprimento dos prazos fiscais é primordial para manter a regularidade fiscal e evitar penalidades, por isso, mantenha-se a par de todos estes prazos com a Wintouch Cloud!

Artigos relacionados

Como um Software de Faturação pode impulsionar a Gestão Comercial do seu Negócio?

A gestão comercial é a espinha dorsal de qualquer negócio, influenciando diretamente o seu crescimento e sustentabilidade. Num cenário de negócios cada vez mais dinâmico, a adoção de tecnologias...

Como a Automatização na Faturação pode poupar tempo e dinheiro?

A eficiência nos processos empresariais é essencial para o sucesso de qualquer negócio e um dos elementos-chave para alcançar essa eficiência é a automatização da faturação.

Saiba como a...

Elementos obrigatórios nas faturas em 2024

A emissão de uma fatura requer a inclusão de dados essenciais para o processo de faturação do seu negócio, conforme estabelecido pelo Decreto de Lei nº 198/2012 (artigos 3º e 4º) e pelo Código do...