Nos últimos tempos, a crescente onda de ataques informáticos que têm agoniado Portugal são capazes de causar danos muito grandes em vários setores da sociedade, muitos deles, por vezes, irreversíveis.
Os ataques à Vodafone e aos Laboratórios Germano de Sousa, que ganharam muito destaque entre os media, são um claro indicador de que ninguém está totalmente protegido dos ciberataques.
Com o objetivo de conseguir ter uma atividade digital mais segura, deixamos-lhe aqui algumas dicas que pode e deve adotar durante o seu dia-a-dia:
1. Software e Sistema Operacional
Devem estar permanentemente atualizados, visto que disponibilizam as mais recentes funcionalidades com vista à salvaguarda da informação e proteção contra ciberataques.
2. Antivírus
É um software essencial que permite detetar e remover ameaças, aumentando a segurança da informação.
3. Passwords de acesso
As passwords devem ser complexas, mas fáceis de memorizar, sem precisarem de serem registadas em documentos de fácil acesso; Para aumentar a segurança, as passwords devem ser alteradas periodicamente.
4. Email
Nunca deve abrir emails de remetentes que desconhece ou de origens estranhas e, menos ainda, abrir anexos ou links neles contidos; Terminar sempre a sessão depois de utilizar o email.
5. Câmaras e microfones
Cobrir câmaras e desativar microfones ajuda a evitar que consigam vigiar os utilizadores e obter informações.
6. Dispositivos externos
Nunca deve conectar dispositivos USB ao computador, sem ter a certeza de que os mesmos não contêm vírus ou outras ameaças à segura da informação.
7. Cópias de Segurança
Efetuar cópias de segurança periódicas para vários locais seguros, tanto dentro, como fora da empresa.
Tudo o que descrevemos anteriormente são apenas algumas dicas simples, que garantem o aumento dos níveis de segurança, durante o seu dia-a-dia.
Contudo, caso necessite de um software seguro e de confiança, destinado à gestão da sua empresa no setor do retalho ou restauração, o WINTOUCH Cloud é a melhor opção ao nível da segurança.
Isto deve-se ao facto de os dados da sua empresa serem alojados na plataforma MICROSOFT Azure, que garante a total proteção da informação, durante 24h por dia.