Cibersegurança: As melhores práticas para o dia-a-dia | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Tecnologia

Cibersegurança: As melhores práticas para o dia-a-dia

Nos últimos tempos, a crescente onda de ataques informáticos que têm agoniado Portugal são capazes de causar danos muito grandes em vários setores da sociedade, muitos deles, por vezes, irreversíveis.

Os ataques à Vodafone e aos Laboratórios Germano de Sousa, que ganharam muito destaque entre os media, são um claro indicador de que ninguém está totalmente protegido dos ciberataques.

Com o objetivo de conseguir ter uma atividade digital mais segura, deixamos-lhe aqui algumas dicas que pode e deve adotar durante o seu dia-a-dia:

 

1. Software e Sistema Operacional

Devem estar permanentemente atualizados, visto que disponibilizam as mais recentes funcionalidades com vista à salvaguarda da informação e proteção contra ciberataques.

 

2. Antivírus

É um software essencial que permite detetar e remover ameaças, aumentando a segurança da informação.

 

3. Passwords de acesso

As passwords devem ser complexas, mas fáceis de memorizar, sem precisarem de serem registadas em documentos de fácil acesso; Para aumentar a segurança, as passwords devem ser alteradas periodicamente.

 

4. Email

Nunca deve abrir emails de remetentes que desconhece ou de origens estranhas e, menos ainda, abrir anexos ou links neles contidos; Terminar sempre a sessão depois de utilizar o email.

 

5. Câmaras e microfones

Cobrir câmaras e desativar microfones ajuda a evitar que consigam vigiar os utilizadores e obter informações.

 

6. Dispositivos externos

Nunca deve conectar dispositivos USB ao computador, sem ter a certeza de que os mesmos não contêm vírus ou outras ameaças à segura da informação.

 

7. Cópias de Segurança

Efetuar cópias de segurança periódicas para vários locais seguros, tanto dentro, como fora da empresa.

 

Tudo o que descrevemos anteriormente são apenas algumas dicas simples, que garantem o aumento dos níveis de segurança, durante o seu dia-a-dia.

 

Contudo, caso necessite de um software seguro e de confiança, destinado à gestão da sua empresa no setor do retalho ou restauração, o WINTOUCH Cloud é a melhor opção ao nível da segurança.

Isto deve-se ao facto de os dados da sua empresa serem alojados na plataforma MICROSOFT Azure, que garante a total proteção da informação, durante 24h por dia.

Artigos relacionados

Assinatura Digital Qualificada

Presente nas faturas eletrónicas destinadas essencialmente a empresas que forneçam entidades da administração pública central e local ou empresas com elevados volumes de negócios.

A...

Novas regras de Faturação

Com a aprovação do novo Orçamento de Estado de 2022 deparamo-nos com algumas mudanças de impacto direto na faturação das empresas.

Uma dessas alterações é a da mudança do prazo de...

Como calcular o valor de uma empresa

O valor de uma empresa é talvez dos cálculos mais preocupantes na gestão empresarial para orientar a mesma rumo ao sucesso pretendido.

E o sucesso de um negócio pode ser medido através de...