Como calcular o valor de uma empresa | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Negócio

Como calcular o valor de uma empresa

O valor de uma empresa é talvez dos cálculos mais preocupantes na gestão empresarial para orientar a mesma rumo ao sucesso pretendido.

E o sucesso de um negócio pode ser medido através de imensos fatores, analisando as receitas líquidas, a reputação no mercado ou os lucros alcançados. Apesar de não ser uma tarefa fácil é vital para as empresas.

Este processo de avaliação determina o valor monetário do negócio e pede a recolha de documentos como extratos bancários, contabilização de todos os ativos da empresa e um conhecimento do setor e do mercado de atuação.

Existem vários métodos de avaliação de empresas, contudo, ao usar métodos distintos, os valores obtidos serão diferentes, pelo que deve escolher o método em função da avaliação do seu negócio.

Assim, se pretende uma avaliação mais precisa, poderá combinar diferentes métodos e avaliar os diferentes parâmetros da sua empresa.

    1. Fluxo de Caixa

Este método é um dos mais utilizados pelas empresas no cálculo do seu valor. O processo consiste numa projeção das receitas a médio e longo prazo do qual é aplicada uma taxa de desconto. Por norma, o valor da taxa de desconto corresponde ao custo médio ponderado de capital, ou seja, o custo dos recursos utilizados pela empresa durante a sua operação. Esta reflete os riscos associados ao fluxo de caixa estimado, sendo tanto maior, quanto maior for o risco de investimento na empresa.

O principal ponto fraco deste método de avaliação é o facto de este estar assente em muitas suposições.

E para evitar incertezas é preciso estimar corretamente os fluxos de caixa futuros e estes dependem de uma variedade de fatores: a procura do mercado, situação económica, evolução e implementação de novas tecnologias, da concorrência e ameaças ou oportunidades imprevistas, e é necessário que o período projetado não seja superior a 5 anos.

    2. Ativos do negócio

O método de avaliação dos ativos consiste em avaliar todos os ativos detidos ela empresa, retirando posteriormente todas as dívidas financeiras do negócio. O valor resultante final diz respeito à soma de todos os ativos da empresa, caso esta cessasse trabalho no momento da avaliação.

Este método de avaliação é demasiado simplista, não fornecendo uma imagem completa do valor de uma empresa.

Para o procedimento em questão é necessário considerar todos os ativos físicos, a destacar: todas as máquinas, edifícios, carros, equipamentos, produtos e também o capital da empresa, bem como ativos intangíveis.

Estes são aqueles que não são passíveis de registo, mas que acrescentem valor a uma empresa, nomeadamente: a reputação da marca, listas de clientes e propriedade intelectual.

    3. Mercado

O processo de avaliação do mercado consiste em multiplicar o número total de ações pelo preço atual de cada ação e pode ser usado para empresas que estejam cotadas na bolsa. Este método tem apenas em consideração o valor do financiamento de capital, enquanto as empresas, na sua maioria, recorrem a um misto de financiamento de capital e de dívida.

*financiamento de capital - dinheiro investido por acionistas que possuem ações da empresa e que possuem direito a lucros futuros.
*financiamento de dívida - créditos de bancos ou investidores de títulos no futuro da empresa. Devolvido pela empresa com juros ao longo do tempo.

Caso as empresas não sejam cotadas na bolsa, podem usar o método comparativo. Para isso, é necessário encontrar empresas do mesmo setor que sejam cotadas em bolsa, com produtos e públicos-alvo semelhantes e posteriormente realizar o cálculo da média do valor do setor.

No entanto, é impossível encontrar empresas semelhantes em todos os fatores, sendo fundamental ter em atenção que o valor entre uma empresa em crescimento e outra em dificuldades financeiras não poderá ser o mesmo. Daí a importância de conhecer bem o mercado.   

Artigos relacionados

Assinatura Digital Qualificada

Presente nas faturas eletrónicas destinadas essencialmente a empresas que forneçam entidades da administração pública central e local ou empresas com elevados volumes de negócios.

A...

Novas regras de Faturação

Com a aprovação do novo Orçamento de Estado de 2022 deparamo-nos com algumas mudanças de impacto direto na faturação das empresas.

Uma dessas alterações é a da mudança do prazo de...

Como calcular o valor de uma empresa

O valor de uma empresa é talvez dos cálculos mais preocupantes na gestão empresarial para orientar a mesma rumo ao sucesso pretendido.

E o sucesso de um negócio pode ser medido através de...