Como tornar o seu negócio mais sustentável em 2022? | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Negócio

Como tornar o seu negócio mais sustentável em 2022?

Os consumidores estão a mudar e a adotar práticas mais sustentáveis, tanto nas pequenas ações diárias, como nas escolhas e compra a empresas que também tenham esta linha ecológica inerente.

Possuir um negócio sustentável e amigo do ambiente está ao alcance de todos e se ainda não adotou estas práticas na sua empresa, então está na altura de ponderar sobre esta mudança e contribuir essencialmente no combate às alterações climáticas, além de fortalecer a sua imagem e posição no mercado, originando credibilidade e reconhecimento e aumentando a probabilidade de venda dos seus produtos e serviços.

 

Política dos 4 R’s

Inicialmente reconhecida como a política dos 3 R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, atualmente é complementada por um 4º termo, o Reaproveitar, complementando esta perspetiva ecológica.

Assim, através desta política os consumidores finais e empresas, poderão rever as suas atitudes pessoais e diárias, criando hábitos mais sustentáveis.

Eleve o seu negócio e as suas escolhas diárias para um outro patamar, seguindo as próximas noções:

Reduzir

Evite o uso de consumos desnecessários e excessivos dos quais não possam ser reutilizáveis e recicláveis, bem como o uso de água, luz e gás. Estas ações podem ser adotadas até pelas empresas, escolhendo novos processos e tecnologias mais eficientes e menos poluentes, sem comprometerem a qualidade dos produtos e serviços.

Reutilizar

Ao utilizar um produto evite descartá-lo após a utilização, reutilizando-o para mais ocasiões.

Reciclar

Esta ação sustentável permite dar novas utilizações a produtos através da sua transformação. São muito comuns nos materiais de vidro, papel, cartão, plástico e metal, mas também podem ser aplicados a outros materiais.

Reaproveitar
Por vezes existem materiais e produtos que não são uteis para certas empresas, mas podem ser vantajosos para outras. Assim, antes de descartar complemente esses materiais pondere a sua doação ou venda a quem necessite.
 

Pode também reaproveitar os seus produtos, através da reparação de materiais danificados para reutilizar e reaproveitar.

Estas práticas são também um passo num estilo de vida mais altruísta e sustentável.

Como tornar o seu negócio mais ecológico?

Se gostava de tornar o seu negócio mais sustentável e ecológico, continue a ler este artigo, pois damos-lhe a conhecer algumas dicas importantes para colocar em prática ações eco-friendly.

1. Compras mais sustentáveis

Ao efetuar compras para a sua empresa, opte por compras mais sustentáveis, seja em materiais para o escritório ou até produtos de produção local, sem químicos e que possam ser recicláveis ou reutilizáveis, descartando todos os outros com impacto prejudicial ao meio ambiente.
 

2. Especial atenção ao consumo de água

Tenha especial cuidado e atenção ao consumo deste recurso tão importante, evitando o seu desperdício.

Pode também ponderar em instalações hidráulicas no seu negócio, prevenindo e reduzindo o consumo de água.

3. Redução da produção de resíduos

Deve implementar medidas que promovam a redução da produção de lixo não reutilizável.

Os materiais de papel e cartão são dos mais utilizados nas empresas.
Assim, não espere mais e adote certas ferramentas e ações que os possam substituir.
Através da utilização de sistemas eletrónicos todas as documentações podem ser substituídas por versões amigas do ambiente.
 

Todos estes 3 pontos não exigem uma grande necessidade de investimento, nem grandes alterações para tornar o seu negócio mais sustentável.

Ao adotar estas técnicas e ferramentas mais ecológicas estará também a fomentar relações e perceções mais positivas no mercado desejado.
 

Experimente o nosso software na Cloud e através da simplicidade e eficácia do nosso programa poderá reduzir o seu consumo de papel e afetar positivamente o mundo e os seus consumidores.
 

Fale connosco, nós podemos ajudar!

Artigos relacionados

Prepare o seu negócio para o Metaverso!

Cada vez mais os negócios com presença em lojas físicas adaptam o seu negócio ao mundo digital, através da criação de soluções digitais como lojas online, marketplaces ou outras aplicações móveis...

Adubos e Fertilizantes isentos de IVA

No dia 28 de abril foi publicada a lei que definiu medidas fiscais de carácter excecional e temporário, em resposta ao aumento do preço dos combustíveis, verificados nos últimos meses.

...

As oportunidades do Metaverso para os negócios

Atualmente são muitos os novos termos e conceitos que podem ser imensamente benéficos para a dinâmica de cada modelo de negócio. Um desses exemplos é o Metaverso e toda a evolução tecnológica...