Gestão da Tesouraria para Negócios | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Contabilidade e Faturação

Gestão da Tesouraria para Negócios

No artigo anterior revelamos a importância de uma boa Gestão da Tesouraria, mas é fundamental ainda, compreendermos a forma como esta área pode impactar positivamente as empresas. Para isso, apresentamos-lhe algumas dicas que asseguram uma boa gestão de tesouraria especialmente para empreendedores.

    1. Planeamento, definição de cenários, objetivos e previsões

Estas fases são fundamentais para uma boa gestão financeira dos negócios, e para tal, o melhor será sempre a criação de um plano de negócios bem planeado e estruturado, com planeamento do respetivo orçamento da empresa.
Seguindo à risca este plano é possível, anteciparem-se possíveis problemas financeiros e estar preparado para a tomada de decisões consciente e acertada em torno de todos os recursos monetários da sua empresa.

    2. Software de gestão e faturação

O controlo de todo o fluxo financeiro é muito importante para uma empresa, anotando e estando consciente de todas as entradas e saídas de dinheiro. Para isso, a melhor solução carece sempre da presença de um software de gestão e faturação online certificado, de forma a controlar todos os recursos.

    3. Mapa de tesouraria
Elaborar um mapa de tesouraria torna-se imprescindível para as empresas identificarem as oscilações financeiras ao longo do ano e criando um orçamento identificando os possíveis problemas de liquidez de uma empresa.

    4. Incentivos de pagamentos
Encontre formas de criar incentivos para os clientes, de forma que estes liquidem as suas faturas atempadamente, evitando perdas e demoras nos pagamentos.

    5. Controlo do fluxo de caixa
Exercer um controlo rigoroso de caixa irá permitir que não seja apanhado desprevenido com eventuais situações de crise.
Deve assim projetar recebimentos e pagamentos, bem como a angariação e/ou investimentos de recursos financeiros.

    6. Fundo de emergência financeiro
Crie um fundo de emergência financeiro, caso seja necessário reforçar a liquidez da empresa face a flutuações do mercado.

    7. Reinvestir os recursos monetários
É fundamental que exista o reinvestimento do dinheiro na empresa e nos seus recursos humanos, como por exemplo na formação dos seus colaboradores. Este investimento implicará um impacto positivo na produtividade da sua empresa.

Coloque em prática estas recomendações e garanta uma boa gestão da tesouraria da sua empresa.
 

Artigos relacionados

Dicas para a Gestão de uma PME

Gerir uma PME nem sempre é fácil, porque além de toda a conjuntura económica nacional e global, a gestão de uma pequena e média empresa exige bases sólidas que a sustentem e que permitam a sua...

Gestão da Tesouraria para Negócios

No artigo anterior revelamos a importância de uma boa Gestão da Tesouraria, mas é fundamental ainda, compreendermos a forma como esta área pode impactar positivamente as empresas. Para isso,...

Importância da Tesouraria para o sucesso dos negócios

A gestão de tesouraria é parte fulcral e determinante para o sucesso de uma empresa.

Neste artigo revelamos a importância deste parâmetro, mas primeiramente, é necessário compreender o que...