Gestão Financeira de uma Pequena Empresa | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Contabilidade e Faturação

Gestão Financeira de uma Pequena Empresa

Quando se pensa no universo empresarial surge de imediato o tema da boa gestão financeira, porque uma gestão sólida e eficiente é imprescindível para qualquer negócio, independentemente do seu setor, tamanho ou atividade empresarial.

É necessário compreender então o que é a gestão financeira de uma empresa, como um conjunto de procedimentos e ações de planeamento, execução, análise e controlo financeiro com o objetivo de planear todos os processos internos, tomar as decisões importantes e traçar o plano e metas para esse negócio.

Gestão financeira de uma Pequena Empresa

Fundamental para determinar o sucesso da mesma a curto, médio e longo prazo.

É por isso uma etapa muito importante para o período de vida da empresa no mercado onde se insere.

Em empresas de reduzida dimensão, todas os parâmetros da sua gestão financeira devem possuir uma atenção especial, sendo que qualquer erro ou descuido consegue comprometer todo o sucesso do negócio.

Estes processos são muito importantes, permitindo um maior controlo das empresas, através de estratégias pensadas e planeadas, bem as decisões mais assertivas para os negócios.

A gestão financeira exige assim as seguintes etapas:

    1. Planear
O planeamento está na base de sucesso de todos os processos. No mundo empresarial não é exceção e assim, qualquer ação ou decisão tomada por uma empresa deve ser primeiramente planeada, especialmente todas as que envolvam e condicionem o capital financeiro da empresa. Planear é assim a primeira fase de uma boa gestão financeira numa pequena empresa.

    2. Controlar

O controlo ativo em todos os processos financeiros é imprescindível para que a sua gestão empresarial seja o mais acertado e correta possível. Deste modo, é fundamental que todos os dados sejam devidamente registados e arquivados.

    3. Analisar

Analisar a atividade empresarial pode ditar o rumo e sucesso das pequenas empresas. Com processos de análise é possível compreender melhor todos os processos do negócio e as respetivas decisões necessárias ao bom funcionamento do mesmo.

    4. Investir

Após as etapas anteriormente referidas, a empresa tem todas as informações e dados necessários sobre como, quanto, onde e porque deve investir o seu capital financeiro em determinada área ou processo interno.

Agora que ficou a conhecer um pouco mais sobre as dicas para uma gestão financeira de uma pequena empresa, compreenda ainda que um bom software de faturação é imprescindível para a sua empresa. Ao mesmo tempo que respeita as normas estabelecidas pelas organizações, possibilita uma série de recursos para a gestão financeira do seu negócio.

E para isso, nada melhor do que as soluções pensadas e adaptadas para a sua empresa, da Wintouch Cloud!

Entre facilmente em contacto com a nossa equipa para mais informações.

Artigos relacionados

Porque usar um POS no seu negócio?

Mais conhecido como ponto de venda, o POS (point of sale) é a ferramenta empresarial que permite um registo de vendas para processos rápidos em negócios de balcão e retalho.

Esta ferramenta...

Gestão Financeira de uma Pequena Empresa

Quando se pensa no universo empresarial surge de imediato o tema da boa gestão financeira, porque uma gestão sólida e eficiente é imprescindível para qualquer negócio, independentemente do seu...

Vantagens dos Documentos sem papel

Ainda somos do tempo em que a emissão de um documento significava obrigatoriamente uma despesa em papel com a respetiva impressão, bem como as despesas inerentes a fazer chegar esse documento ao...