Porque é que é tão importante fazer gestão de stocks? | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Negócio

Porque é que é tão importante fazer gestão de stocks?

A gestão de stocks é um aspeto essencial para gerir uma empresa de modo eficiente. Perceber os produtos que tem, em que quantidades e em que lugares e a altura em que estes entram e saem simplifica algumas tarefas dentro da empresa e ajuda a evitar problemas, como falta e/ou excesso de stock.

Pondere sobre estas 5 razões que o vão convencer a manter uma boa gestão de stocks:

1. Aumenta os níveis de produtividade e a eficiência:

Ferramentas como os softwares de gestão de stocks têm um grande impacto na produtividade e eficiência da sua empresa, uma vez que evitam que os seus colaboradores tenham que fazer o processo manualmente. Além disso, manter uma gestão regular dos stocks pode ser uma grande ajuda para a realização de outras tarefas, como o serviço e apoio ao cliente.

2. Ajuda a organizar o espaço de armazenamento:

Saber, por exemplo, quais os produtos em stock e quais escoam mais facilmente ajuda-o a criar uma organização mais eficaz para o seu espaço de armazenamento. Quanto mais organizado esse espaço estiver, mais fácil e mais rápido vai ser o processo de entrega do produto ao cliente.

3. Poupa tempo e dinheiro:

A gestão de stocks ajuda, de facto, a que poupe tempo e dinheiro. Estar permanentemente a par da velocidade de escoamento dos produtos irá ajudá-lo a planear e a decidir mais rapidamente quais deverá encomendar ao seu fornecedor e em que quantidade, além de lhe permitir não gastar dinheiro quando não é necessário.

4. Melhora a exatidão das encomendas de inventário:

Uma boa gestão de stocks ajuda-o a calcular, de forma mais exata, a quantidade de produtos que precisa de encomendar ao fornecedor. Deste modo, evitará falta de stock e terá sempre à sua disposição no armazém o suficiente para corresponder aos pedidos dos seus clientes.

5. Mantém um bom nível de satisfação dos clientes:

Fazer a gestão de stocks permite-lhe saber aquilo que os seus clientes procuram e em que quantidades. Tendo estas informações, estará sempre pronto a satisfazer as necessidades e exigências dos seus clientes que, assim, se sentirão satisfeitos com o serviço que lhes presta.

Artigos relacionados

8 dicas para uma gestão do fundo de maneio do seu negócio

O fundo de maneio representa o montante que uma organização dispõe para assegurar todos os processos internos e gerar liquidez.

Este montante, se bem gerido, pode representar uma reserva...

Boas práticas para a implementação de um ERP

Ter uma gestão integrada do negócio, através de um ERP, promove a eficácia da sua empresa, dando-lhe uma margem mais elevada para crescer e evoluir.

Se ainda não possui um sistema de gestão...

Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital permite certificar com rapidez e segurança a identidade de qualquer pessoa, permitindo também a inclusão da Assinatura Digital nas faturas, com o objetivo de agilizar a...