Prepare o seu negócio para a Inflação | Wintouch - Software de Facturação na Cloud

Negócio

Prepare o seu negócio para a Inflação

Perante o aumento de preços, escassez de matérias-primas e salários mais altos, fazem com que a conjuntura económica atual não seja a mais favorável para o desenvolvimento das empresas e dos modelos de negócio.
Cientes dessas dificuldades, sabemos o quanto é essencial preparar cada negócio para a Inflação.

1. Redução de custos
Os custos fixos são incontornáveis nas empresas e muitas das vezes acabam por nem serem questionados.
No entanto, existem sempre pontos que podem ser revistos para reduzir custos e aumentar margens de lucro.
Assim, melhore as relações com os seus fornecedores, procurando assinar contratos com um preço fixo a longo prazo, pensando na qualidade dos produtos. Ao fixar os preços por um longo período vai assegurar que os seus custos não variem, evitando assim os valores da inflação.

2. Produtos disponíveis
A simplificação da cadeia de produção e da lista de produtos oferecidos aos clientes permite-lhe uma redução de custos. Procure focar-se no leque de produtos com maior margem de lucro e maior procura por parte dos consumidores.

3. Preço dos produtos
Com o cenário de Guerra, a procura por determinados produtos aumentou gerando também o aumento dos custos das matérias-primas para maiores margens de lucro, mas todo este processo aumenta o custo final desses mesmos produtos.
Se este caso se verifica na sua empresa terá efetivamente de repensar os valores praticados pelo seu negócio.
No entanto, todas as suas decisões deverão ser tomadas a pensar na situação da sua empresa a longo prazo, para que os ganhos obtidos através do aumento dos seus preços não resultem em perdas de quota de mercado.

4. Relação com os consumidores
Este ponto está interligado com a etapa anterior.
Se tiver de fazer alterações nos preços dos seus produtos, pondere na abordagem dessas mesmas mudanças aos seus clientes, garantindo que continua a satisfazer todas as suas necessidades e desejos para que estes vejam em si um parceiro a manter, não procurando razões para a sua substituição por um concorrente.
Assim, reforce o serviço de apoio ao seu cliente, mantendo uma relação de confiança com o mesmo. Pode ainda, criar ofertas especiais, beneficiando-os e sem ter de aumentar os custos da sua produção.

5. Gestão de stocks
Em negócios que englobem a venda de produtos, poderemos recomendar uma estratégia bastante utilizada em períodos de crise e de elevada inflação – o aumento da quantidade de matéria-prima e/ou de produtos armazenados.
Com uma boa gestão dos seus stocks conseguirá controlar a longo prazo e durante mais tempo, os custos associados aos seus produtos, permitindo que os seus preços não aumentem, como é de esperar em
situações de inflação mundial.
Esta estratégia permitirá também um maior controlo do seu fluxo de caixa e recursos financeiros.

Existem muitas outras ferramentas que pode adotar para adaptar o seu negócio aos tempos atuais.
Nestes momentos desafiantes torna-se essencial possuir um plano a longo prazo para ajustar o seu negócio às mudanças sentidas no mercado, sem comprometer a credibilidade e a qualidade dos seus serviços e produtos, mantendo sempre a estabilidade financeira.

Contacte-nos se necessitar de ajuda na gestão da faturação da sua empresa e, controle facilmente o seu negócio em qualquer lugar.

Artigos relacionados

Gerir o seu negócio na Cloud

O termo “cloud” (nuvem) admite um conjunto de servidores, dados e softwares que estão acessíveis através da internet.
Estes servidores estão localizados em data centers em todo o mundo,...

Vantagens de uma gestão na Cloud

Há uns anos e durante um longo período, todos os processos de contabilidade, recursos humanos, comerciais e parte financeira das empresas eram divididos por ferramentas.Com a chegada dos softwares...

Vantagens das faturas eletrónicas para o seu negócio

Atualmente, os mais variados processos internos das organizações estão numa fase de digitalização.
Estando esta dinâmica implementada nas empresas, não será benéfico continuar a emitir,...